Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Valdir Mello

  • Sexta-Feira, 22/06/2018

    Inverno inicia oficialmente com previsão de frio dentro da normalidade

    O inverno começou oficialmente dia  20 , mas o frio já havia sido sentido nos últimos 20 dias, com temperaturas até mesmo abaixo de zero. A Uirapuru conversou com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivengdonei Sampaio, que destacou uma previsão para a estação dentro da normalidade. Sampaio explicou que a previsão de diminuição do La Niña se confirmou e com isso o inverno terá poucos dias de frio em sequência, o que é normal. Não são esperadas temperaturas extremas, mas o destaque fica para as máximas, que devem ficar acima da média para a segunda quinzena de julho, algo em torno de 23°C. Sobre as chuvas, Sampaio afirma que a previsão aponta volumes dentro da média. O mês de julho, ainda por vir, deve fechar com 150 milímetros, sendo este um dos mais chuvosos do ano. A expectativa é de que as ondas de frio se estendam até meados de agosto e percam força a partir de setembro, quando ocorre a transição para a nova estação.

     

  • Quinta-Feira, 21/06/2018

    Fique atento: órgãos tem horários especiais nesta sexta-feira, dia de jogo do Brasil

    Nesta Sexta , às 9h, a Seleção Brasileira entra em campo em São Petersburgo, na Rússia. O segundo jogo do Brasil, que busca os primeiros três pontos na Copa do Mundo, será contra a Costa Rica. Em razão da partida, alguns órgãos e serviços terão horários especiais nesta sexta-feira. A Prefeitura de Passo Fundo terá expediente das 12h30 às 18h30. No entanto, os serviços considerados essenciais funcionarão com horário normal. São eles: controle do trânsito, emergências de saúde, zeladoria dos bens públicos, cidadania e assistência social, limpeza pública e serviços cemitérios . As escolas da rede municipal seguem calendário próprio aprovado no início do ano. Com relação às instituições de ensino da rede pública estadual, nesta sexta-feira não haverá aula para os alunos da manhã. A carga horária será recuperada posteriormente, conforme definição de cada escola. Bancos terão atendimento ao público das 13h às 17h. Já as agências dos Correios abrem a partir das 11h. A Justiça Federal irá atender das 13h às 18h e a Justiça do Trabalho das 12h30 às 19h. O expediente da Promotoria da Justiça e do Fórum será das 12h às 19h. Sobre as audiências, que já estavam marcadas no Fórum para o período da manhã, fica a critério de cada magistrado realizá-las ou remarcá-las. A agência do Sine abrirá das 12h às 19h. Mercados, supermercados e hipermercados e comércio e varejo têm expediente normal.

     

     

  • Quarta-Feira, 20/06/2018

    Prefeitura não tem autorização para remover veículos abandonados, mas pode identificar os responsáveis

    Todos os dias a Rádio Uirapuru recebe inúmeras denúncias de veículos abandonados em vias e em outros espaços públicos. O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) não prevê o recolhimento dessas sucatas para o pátio do guincho, ficando a cargo de cada município administrar essa situação, exceto se os veículos estiverem sob o passeio público ou atrapalhando o trânsito. A maioria das cidades brasileiras não possui uma legislação própria, como é o caso de Passo Fundo. Com isso, a prefeitura não pode remover os veículos abandonados. Segundo o secretário adjunto de Segurança Pública, Ruberson Stieven, o que a pasta tem feito é buscar minimizar os transtornos à comunidade e, de acordo com as suas condições, atender caso a caso. Se busca primeiro identificar o proprietário, comprador, possuidor ou depositário e, a partir disso, conscientizá-lo dos prejuízos. Ele será cobrado para que tome as devidas providências. Pelo número do motor e chassi, a secretaria consegue chegar até o proprietário de origem. Ruberson disse que muitos casos graves já foram resolvidos através do diálogo. A população pode denunciar pelo telefone 3311-1195. Não é preciso se identificar. Uma equipe da Secretaria de Segurança vai até o local verificar a informação. Serão priorizadas aquelas que oferecem problemas à circulação. O vereador Fernando Rigon (PSDB) chegou a protocolar um projeto de lei, no ano passado, que trata sobre a remoção de veículos abandonados em espaços públicos. A proposta inclusive estabelecia características dos veículos considerados em situação de abandono, atribuindo aos proprietários uma série de deveres a serem cumpridos junto à prefeitura. O projeto foi vetado pelo Executivo municipal por ação direta de inconstitucionalidade, vícios formal e material, iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo municipal e inexistência de previsão orçamentária.

  • Terça-Feira, 19/06/2018

    Codepas vai estudar alternativa para problema de impressão do ticket do estacionamento sem ser a isenção

    O funcionamento dos parquímetros do estacionamento rotativo pago de Passo Fundo voltou ao debate. ,durante o programa Repórter do Povo, ouvintes relataram que em algumas máquinas, como a que fica em frente aos camelôs, na Rua Fagundes dos Reis, as moedas são colocadas, engolidas, mas o ticket não sai. Problemas como este devem ser relatados para a Codepas, responsável pelo serviço, pelo 0800 601 1968 ou diretamente a um agente da companhia. Segundo o diretor presidente da Codepas, Tadeu Karczeski, normalmente o motorista terá a isenção do estacionamento por, pelo menos, 30 minutos. Hoje, o condutor que estacionar na área azul sem colocar o ticket recebe uma multa de R$ 20. Tadeu esclarece que é muito raro o parquímetro consumir a moeda porque ele é programado para a moeda não cair quando o crédito não for aceito. Mas admite que podem ocorrer problemas, especialmente em dias chuvosos, quando o papel acaba não saindo por causa da umidade. Geralmente o sistema da central acusa as situações adversas, mas quando a Codepas é avisada pelos contribuintes uma equipe vai ao local fazer a verificação. Hoje são ao todo 45 parquímetros na cidade. Tadeu ressalta que virou moda as pessoas ligarem para a central para não terem que pagar a taxa, por isso, a Codepas vai estudar uma nova alternativa para resolver esse tipo de problema.

  • Segunda-Feira, 18/06/2018

    Aeroporto Lauro Kortz vai continuar operando mesmo com as obras de ampliação

    Nessa semana deverá ser lançado em Passo Fundo, com a presença do governador José Ivo Sartori, o edital de licitação para a ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. Os serviços, orçados em R$ 55 milhões, devem garantir a Passo Fundo um aeroporto moderno e que vai contribuir para a expansão da aviação regional no Rio Grande do Sul. Durante o programa Repórter do Povo e a Municipalidade de sábado (16), o secretário de desenvolvimento econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, deu detalhes do projeto que será implementado. Segundo ele, o objetivo desde o início sempre foi de não fechar o aeroporto durante as obras e isso gerou um estudo técnico e de viabilidade muito profundo, principalmente pela questão da segurança. Entre o prazo de abertura da licitação até o fim das obras se estima um tempo de dois anos. Segundo Carlos Eduardo, se o aeroporto ficasse fechado nesse período corria-se o risco dos voos realizados serem transferidos definitivamente para outros locais. Pós reforma o principal benefício que o novo aeroporto vai proporcionar é uma ampliação de opções para que as empresas aéreas possam operar em Passo Fundo. O secretário explicou que atualmente o aeroporto possui apenas uma posição de pista para aviões o que impede a realização de mais pousos e decolagens. Com uma nova pista, novo pátio de manobras e mais segurança, será possível que até cinco aviões operem simultaneamente no aeroporto. A ampliação contempla a construção de um novo terminal de passageiros e de um novo pátio para estacionamento das aeronaves, além da recuperação da atual pista de pousos e decolagens.

Pesquisar artigos anteriores

Você acha que os presos devem pagar suas despesas na cadeia?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas